quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cosméticos orgânicos versus naturais

Todos já ouvimos sobre orgânicos, já faz algum tempo que o consumo desses produtos deu um boom no mundo. De acordo com o site Organics Brasil, em 2006 o comércio global de orgânicos atingiu US$ 40 bilhões. O Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) estima que o mercado brasileiro é de cerca de R$ 700 milhões. Seguindo essa tendência de crescimento, o mercado de cosméticos naturais e orgânicos deve aumentar em torno de 7,4% até 2012, no Brasil, de acordo com um estudo feito pela Euromonitor Internacional em 2008.
Mas afinal, orgânico e natural é a mesma coisa?
Não! Um produto natural não é necessariamente orgânico visto que nem sempre os produtos naturais seguem as mesmas regras rígidas de cultivo que os orgânicos. O cultivo orgânico segue regras rigorosas para obter a certificação, que normalmente incluem a proibição da utilização de agrotóxicos e aditivos químicos e visam um processo agrícola equilibrado, que mantém a harmonia entre o solo e outros recursos naturais entre si e com o ser humano.
Como o Brasil não possui legislação sobre o assunto, para garantir que não se está comprando gato por lebre, vale prestar atenção se o produto possui selos que certificam se as matérias-primas são provenientes de agricultura orgânica. As mais conhecidas e usadas por aqui são a ECOCERT e a IBD.
Elas têm referenciais diferentes, porém parecidos. Resumidamente, para a ECOCERT, cosméticos naturais devem possuir no mínimo 95% de ingredientes naturais ou de origem vegetal sobre o total de ingredientes. Já para ser considerado orgânico, deve-se garantir no mínimo 95% de ingredientes vegetais certificados orgânicos sobre o total dos ingredientes vegetais. Ou seja, para ser natural é só possuir a porcentagem adequada de ingredientes naturais, já para ser orgânico essa porcentagem de ingredientes naturais deve ter no mínimo 95% de insumos já certificados. Entenderam?
A IBD tem referenciais mais fáceis e entender. Para ser orgânico, deve ter pelo menos 95% de orgânicos. Para ser “feito com ingredientes ou matérias-primas orgânicas” pelo menos 70% dos insumos devem ser orgânicos. Um produto natural é aquele com pelo menos 5% e até 70% de orgânicos.
A adequação às normas dos orgânicos demanda tempo e custo às empresas, tanto as de produtos finais quanto as de matérias-primas, por isso freqüentemente esses produtos são mais caros. Mas vocês não acham que a garantia de estar usando um produto que não agride tanto a natureza, sustentável, vale esse dinheiro a mais?! Eu acho! =)









Fontes:
http://bagarai.com.br/brasil-se-destaca-no-mercado-global-de-cosmeticos-organicos.html
http://www.agrolink.com.br/noticias/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=110591
http://www.ecocert.com.br
http://www.ibd.com.br
http://www.organicbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário