segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pele

Uma das partes que demandam mais cuidado sendo uma cosmetaholic, é a pele. Ela corresponde a 12 a 16% do peso corporal e ocupa, em uma pessoa de estatura média, 2 metros quadrados! Para saber as necessidades da sua pele, quais os melhores produtos e como tratá-la, devemos conhecer um pouco da sua anatomofisiologia.



É responsável pela produção de vitamina D, melanina, controla o fluxo sanguíneo, registra sensações de frio, calor, entre outros. É composta majoritariamente por água (64%), depois vem as proteínas estruturais (33% - divididos em elastina, colágeno e queratina), gorduras (2%), proteínas não-estruturais (1,7% - albumina, globulina, mucinas e mucóides) e outras substâncias, como pigmentos, que totalizam 0,5% da pele.
A pele é composta por duas camadas: derme (vascularizada) e epiderme (não é vascularizada).

Epiderme
É a camada mais ao exterior, formada por um estrato queratinizado estratificado escamoso, ou seja, descama! Sua função é proteger o corpo contra a perda de fluidos e agressão de agentes externos. É divida em 5 camadas, de baixo para cima:
Basal: grande atividade mitótica - produção de células. Essa camada supre a necessidade de células das outras camadas da epiderme. É formada por queratinócitos e melanócitos.
Espinhosa: são células cúbicas, meio achatadas. Elas se ligam através de desmossomas e tonofibrilas, mantendo a coesão entre as mesmas.
Granulosa: células poligonais e achatadas, com núcleo central e maiores que as da espinhosa. É chamada de granulosa porque as células daqui possuem grânulos ricos em querato-hialina, que irão dar origem a queratina.
Lúcida: presente somente na planta dos pés e palmas das mãos. São células mortas muito queratinizadas.
Córnea: células mortas, preenchidas por queratina embebidas numa deeensa matriz de proteína qu estão em constante descamação. É a camada mais externa da epiderme e da pele como um todo. É a camada que se retira quando se esfolia a pele superficialmente.

Derme
É a camada mais espessa de tecido conjuntivo ao qual a epiderme está ligada. Contém fibras nervosas, vasos sanguineos, vasos linfáticos, glândulas sudoríparas e sebáceas e folículos pilosos. Tem função de preenchimento, elasticidade, nutrição da epiderme, etc. É aqui que estão, ou melhor, "nascem" os anexos cutâneos, como os pêlos, mas sua estrutura chegam até a epiderme, como pode ser visto se olharmos nossos pelinhos hehe. É dividida em 2 camadas:
Derme papilar: camada mais perto da epiderme. Formada de tecido conjuntivo frouxo. É relativamente fina, contém saliências e depressões. Possui algumas fibras de elastina e fibroblastos (fabricam o tropocolágeno -> se juntam formando fibrilas de colágeno -> se enovelam -> fibras de colágeno! \o/). Nessa camada também se encontram as papilas dermais (tato e pressão superficiais).
Derme reticular: mais profunda e mais espessa, constituindo em torno de 4/5 da derme. Formada de tecido conjuntivo irregular denso. Contém filamentos de fibras de colágeno entrelaçadas e fibras de elastina. As fibras colágenas dão força e a habilidade de esticar, enquanto as de elastina conferem a habilidade de retornar a forma original após esticada. Quem nunca fez aquele teste de "beliscar" o dorso da mão?? Entenderam como ele funciona agora? ;) Na derme reticular encontram-se as terminações nervosas que dão a sensação de tato, dor, calor, frio, etc.

Parece que hoje em dia não se considera mais a hipoderme como parte da pele, e sim como tecido subcutâneo. A hipoderme é constituída principalmente por tecido adiposo. Simmm é aqui que ocorre a temida celulite!! Antes que fiquem com raiva da hipoderme, é melhor que saber que ela é responsável, além de armazenar gordura, por prevenir a perda de calor e absorver impactos. :)

Fiz um resumão sobre o que é a pele e como ela funciona porém esse universo é bem mais extenso e cheio de detalhes. Vou fazer posts mais específicos e aprofundados quando surgirem oportunidades.

Fonte das imagens: Google
http://blog.educacional.com.br/eltonbio/files/2010/05/sentidos20pele3.jpg
http://www.gustavoalonso.com.br/dermatoclinica/fig3.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário