quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dicas Capilares - Vinagre


Sabe aquela dica da vovó de aplicar vinagre no cabelo? Muita gente torce o nariz, acha fedido, que é furada... maaaasss FUNCIONA!! Sim! Tem até explicação bioquímica!

O pH de diferentes tipos de vinagre (maçã, vinho, arroz...) ficam em torno de 2,5 a 3,5, dependendo da concentração de ácido acético ou outros derivados ácidos. A escolha do tipo de vinagre fica ao seu critério, seja ele preço, cheiro ou o que for. Eu particularmente uso o de maçã, fazendo o famoso apple cider vinegar (ACV) rinse, ou seja, enxague com vinagre de maçã.
Os benefícios do vinagre são muitos. O ácido acético é um agente quelante suave então ele pode ser útil na remoção de alguns depósitos de minerais provenientes do ar ou da água dura. Ele também consegue retirar resíduos de sebo ou de cera provenientes do acúmulo de produtos capilares - para esse fim é interessante usar uma concentração maior do vinagre, de 25 a 50%.

O vinagre age também sobre o pH capilar. Resumidamente, o cabelo é feito de proteína que por causa da sua estrutura química podem ter uma carga positiva ou negativa. Existe, porém, um pH a uma determinada temperatura que aproxima a molécula do seu estado neutro, chamado de ponto isoelétrico. Já notaram que alguns processos que costumam danificar o nosso cabelo, como alisamentos, utilizam produtos que aumentam o pH? Quando o cabelo está no seu ponto isoelétrico ou levemente abaixo dele, o frizz diminui, conseguimos mais balanço, brilho, maleabilidade e menos fios embaraçados. O vinagre é um grande aliado para conseguirmos isso!

E como se utiliza? Eu gosto de misturar duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo cheio de água filtrada (é importante ser filtrada ou mineral). Higienizo o cabelo, passo essa solução e deixo por alguns minutos enquanto fico me enrolando no banho, hehe. Enxaguo, passo condicionador e sigo com a minha rotina usual. Tem gente que prefere fazer essa solução com vinagre e usar como último enxague - juram que depois de seco não fica cheiro. Nunca tentei assim, quando tentar atualizo o post. O legal é ir brincando e ver como você/seu cabelo se adaptam melhor. Eu faço o tratamento uma vez por mês mas ando pensando em fazer a cada 15 dias.

Devo lembrar que é bom usar o vinagre em conjunto com um condicionador bem hidratante pois se ele for usado muito frequentemente ou em uma concentração muito grande ele pode vir a ressecar a nossa cabeleira!


Caso queiram mais detalhes, tem esse artigo da CurlChemist do site NaturallyCurly que me baseiei para escrever o post: The Scoop on Vinegar

Nenhum comentário:

Postar um comentário