quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Maquiagem para peles sensíveis

A escolha da maquiagem ideal para o seu tipo de pele é essencial para obter os melhores resultados possíveis. Não adianta você usar uma base de uma marca badaladérrima se ela é cheia de óleo mineral e você tem pele oleosa e com tendência à acne. Já viu o horror, né?!
Então, esses tempos uma amiga (oi, Laura!) me pediu dicas sobre maquiagens para pele sensíveis, com tendência a alergias. A maioria das maquiagens é feita com uma grande variedade e ingredientes e produtos químicos muitas pessoas ficam com a pele irritada e têm reações alérgicas a diversos produtos.
Deve-se sempre conhecer a formulação do produto a ser usado verificando a ausência de substâncias potencialmente irritantes para você (não posso fornecer uma lista de componentes porque cada organismo reage de uma maneira), a preseça de compostos que proporcionam uma proteção ao sistema imunológico e que tenham ação calmante ou até mesmo ação anti-inflamatória. Lembre-se que quanto menos componentes num produto, menos é a chance de alergia. É legal também antes de comprar um produto fazer um mini teste, colocando uma amostra na parte interna do antebraço e esperando pelo menos 24 horas para ver se ocorre alguma reação.
Não use nada vencido, não armazene seu arsenal cosmético exposto diretamente sob a luz do sol ou em lugares quentes, não compartilhe maquiagem, se a cor, odor ou consistência do produto mudar não o utilize. Limpe bem o rosto depois de usar qualquer tipo de maquiagem. Limpe pincéis, aplicadores e outros acessórios frequentemente.
Não caia na história de o que é natural é melhor. Afinal, maconha e morfina são naturais, né?! hehe

Opções

Maquiagem mineral: já é conhecidinha no mercado brasileiro, mas nem todo mundo conhece seus benefícios. Ela não é comedogênica, é antinflamatória, combate a olesidade e ainda possui fator de proteção solar (que fique claro que é baixo, hein?! Não dispensem o fotoprotetor normal!). No entanto deve-se prestar atenção na hora da compra, o conceito dos produtos minerais é serem feitos com ingredientes inorgânicos e livres de "enchimentos", assim, todos são em pó! Sombra, blush, base, corretivo... tudo pó!! É bom evitar os que tem bismuth oxychloride - tende a ser alergênico. Infelizmente a maioria das marcas brasileiras de make mineral tem esse ingrediente - logo que a Contém 1g lançou sua linha fui experimentar e bum! Lá ele na listinha... O Boticário e Avon tambem tem linhas minerais, mas não cheguei a conferir a formulação... melhor dar uma olhadinha! Gosto da marca Signature Minerals, o site é meio feio mas eles mandam amostras grátis dos produtos, você só precisa pagar o frete!

Clinique: além de formular sem alergênicos conhecidos, todos os produtos são testados contra alergia 12 vezes, em 600 pessoas. Se alguma dessas 7.200 aplicações der alguma reação, eles reformulam. Não é à toa que os cosméticos da marca têm uma baita reputação de não causarem alergias!Alergoshop: tem uma linha de cosméticos própria contra alergia. A marca têm batons, delineador, corretivo, rímel, gloss, sombra, esmaltes, blush e pó. O preço é mais acessível. Nunca experimentei nada da marca, mas minha pele não reclama da minha maquiagem normal.


Alguém tem alguma outra dica??

2 comentários: